terça-feira, 16 de setembro de 2014

Top 5: Games em que morrer faz diferença



Hoje em dia fica cada vez mais fácil sobreviver no mundo dos games, com seus checkpoints e barras de HP que enchem sozinhas, faltam por muitas vezes aquele velho desafio em que a morte realmente importa e você precisa se manter atento a todo e qualquer inimigo, pois se você morre nesses games não tem mais volta.

5º ZombieU



ZombiU é sobre correr riscos e receber uma grande recompensa. Bem, seria se a "recompensa" não fosse apenas o privilégio de voltar com vida sem de ser desgraçadamente morto. O pior é ver que em ZombiU, você continua e o seu personagem não. Se eu personagem é mordido por um zumbi, isso vai matá-lo. Essa é a dura realidade do mundo em ZombiU e o jogo ensina isso muito bem. E após retornar com um novo personagem sem nenhum item, você precisa chegar até o seu personagem anterior esmagar a cabeça dele pegar os itens que estavam com ele e continuar em frente. Como se isso já não fosse suficiente, existe o modo "Hardcore" que se você for mordido, pode procurar o "New Game".

4º Rogue Legacy


A palavra de ordem nesse game é a morte. O game tem uma abordagem particularmente interessante, usando suas mortes não apenas como um meio de atualizar o jogo, mas como uma mecânica de jogo. Não entendeu? eu explico. Você vê em Rogue Legacy a morte não é uma simples derrota, mas te deixa mais forte. O castelo do jogo é gerado aleatoriamente, ou seja após sua morte tudo vai mudar de lugar! mas nem tudo é ruim, todo ouro, armas e relíquias encontradas serão armazenados no castelo de sua família, para herói da próxima geração. Ah sim o XP é salvo também, como que transmitido hereditariamente, ou seja quando você morre "seu filho" assume o seu lugar e quando ele morrer o filho dele. Você pode coletar o máximo de grana, mas permanecerá inútil até que você morra. Sabe aquela espada foda que você achou? Desculpe parceiro, você nunca vai ter a chance de empunhá-la, mas o neto que você nunca vai encontrar, provavelmente vai adorar. Então, er, bom trabalho.

3º Xcom: Enemy Unknown


Eu tenho um carinho especial por esse, porque foi com ele que eu aprendia a palavra "desespero" durante o gameplay. Perder um soldado veterano em XCOM é uma experiência dolorosa. Em primeiro lugar, o "tapa emocional" de testemunhar a morte sem esperança de salvamento de um personagem que você treinou, equipou e se tornou completamente ligado ao longo do curso de sua heroica jornada para salvar o mundo, eles podem não ter falas, mas as histórias que você cria para eles na sua cabeça são muito mais palpáveis que muitos protagonistas por ai. Ai é quando você percebe que você perdeu um dos seu melhores soldados, isso só pode significar uma coisa, o game está ficando ainda mais difícil e a morte dele só significa mais problemas. Sim, você pode colocar um novato no lugar dele, mas quais as chances desse recruta sobreviver em um mundo onde os melhores não são o suficiente? Mas ai é que está, se ele sobreviver por tempo o suficiente e provar o seu valor em combate e tornar-se um dos seus melhores guerreiros na luta para impedir o fim da raça humana, bem vindo a guerra.

2º Fire Emblem: Awakening


Esse game ensinou a Xcom como deixar você furioso após ver um dos seu soldados morrer. Se você estiver jogando no modo de dificuldade clássico (e se você não estiver, então você não está realmente jogando Fire Emblem. Você está apenas enganando a si mesmo, seu noob!) seus personagens em Fire Emblem, podem morrer e se morrerem será permanentemente. Muitas vezes, depois de muitas horas de treinamento, esse personagem geralmente se tornou realmente útil, e fundamental, na sua estratégia de batalha, acaba morto. Mas você sabe o que torna a morte deles ainda mais dolorosa que as dos seus personagens em Xcom? É ver um personagem que tem uma história bem contada e após horas de diálogos únicos e criação de laços entre o personagem e você e com os demais membros da sua equipe, morrer e não mais poder ser salvo.

1º Day Z


É como se os criadores desse jogo pensassem em como acabar com todas as suas esperanças (e por vezes vontade de jogar) com um dos gameplays mais difíceis que já vi. O game é construído em torno do principio de que a "morte importa". Você vai lutar, fugir, procurar por equipamentos, armas, comida, remédios e se você morrer durante essas ações, você morre de vez. Não que você morra fora do game, porque senão ninguém ia mais jogar né? Mas se seu avatar tiver o cranio estourado ou os miolos comidos acabou, meu amigo e para sempre, hora de criar um novo avatar. Isso torna o medo da morte constante e assustador, pois seu personagem só tem uma vida, então lute bem e a sua munição? é bom fazer valer a pouca que achar.

Fonte: Games Radar