segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Critica: Corações de Ferro (2014)


Não, não é um titulo de novela mexicana que provavelmente passaria nas tarde dos SBT, mas sim um dos melhores filmes sobre a segunda guerra que eu já assisti, o filme que conta a história do tanque Fury (daí o nome do filme original em inglês) e do grupo liderado por Don "Wardaddy" Collier (Brad Pitt) lutando no teatro de guerra europeu no coração da Alemanha nazista.

O filme procura contextualizar a situação da guerra naquele momento: Com a vitória dos aliados no ataque a Normandia no dia D as tropas nazistas se viram enfraquecidas com o inimigo no seu territorio, nesse momento Hitler declara "Guerra Total" onde todos sem exceção deveriam ir para o front, mesmo mulheres e crianças teriam que fazer sua parte para assegurar a vitória. Apesar de estarem perdendo a guerra os tanques de guerra alemães como o Tyger podiam (na época) derrotar facilmente os tanques americanos Sherman como o Fury que é mostrado em determinado ponto do filme e proporciona um combate épico entre essas máquinas. 


Durante o filme o foco não é a simplesmente ganhar a guerra mas mostrar o que foi necessário ser feito e quantas vidas e inocências foram perdidas, como quando Wardaddy obriga o novo membro da sua equipe o jovem soldado Norman (que substiruiu o antigo que havia morrido) a matar um nazista contra sua vontade.O filme tem ótimas cenas de ação como a do final do filme bem ao estilo "300": Nós vamos defender esse ponto e daqui só vamos sair mortos. As cenas um pouco mais dramaticas como a cena em que "Gordo" (Michael Peña) membro da equipe conta sobre o ataque do dia D não teve a dramaticidade poderia ter, apesar das lágrimas de "Bible" (Shia Lebouf) apesar das boas atuações. 


Em resumo o filme de David Ayer cumpre bem papel de ser um bom filme sobre a segunda guerra não tão bom quanto "O resgate do soldado Ryan" porém conseguiu demonstrar bem a camaradagem e o sacrifícios feitos por inúmeros soldados no campo de batalha. Apesar de algumas cenas mais emocionais falharem não tira o mérito do filme e esse é um dos que vale a pena assistir.

E como é dito no filme apesar de tudo: "Best job i ever had."