segunda-feira, 2 de março de 2015

Flashback Review: Front Mission (Snes, 1995)



Clássico dos Rpgs de turnos, Front Mission marcou época com um estilo de jogo desafiador, boa história com vários personagens interessantes e o mais importante: robôs gigantes, essa foi a fórmula que o SquareSoft (hoje SquareEnix) encontrou para fazer um dos melhores jogos já feitos. O game teve versões para PSX e Nintendo DS mas esse review é sobre a versão original de 95.


O game lançado em 1995 para o saudoso Super Nintendo o que mais chamava atenção em Front Mission eram as grandes estrelas do game os chamados 'Wanzers" mechas equipados com alto poder de fogo e capazes de causar destruição massiva, a palavra "Wanzer" é derivada de "Wanderpanzer" que seria basicamente "tanque que anda". Os Wanzer podiam ser equipados com vários tipo de equipamentos separadamente, por exemplo se seu braço direito era Frost, não necessariamente o corpo ou as pernas deveriam ser do mesmo tipo, e ainda existem as armas que já vem acopladas a armadura aumento a diversidade de combinações possíveis.


Na questão armamento o game com contava com três tipos básicos de armas: corpo a corpo que consiste em bastões, soqueiras ou o próprio soco que o Wanzer pode desferir, curto alcance como metralhadoras, espingardas, rifles e lança chamas e por ultimo armas de longo alcance que consistem em lança misseis e lança granadas. Armas como metralhadoras causam um dano baixo/médio a todas as partes do corpo em contra partida rifles causam dano médio/alto em parte especificas então cabe a você adaptar sua estrategia.


Agora um pouco sobre o enredo: A história ocorre no ano de 2090 e gira em torno do oficil Royd Clive piloto da OCU (Oceania Community Union). No inicio de game vemos uma missão liderada por ele e Ryuji Sakata entram nos arredores de um deposito de munições especiais da USN (United States of the New Continent) na Ilha fictícia de "Huffman" quando tinham ordens expressas de ficar longe do local, nesse momento Karen a noiva de Royd que estava dentro do local e atacada e é presumida como morta pela equipe do Capitão da USN Driscoll. Quando a USN descobre o acontecido novamente as duas super-potências ão colocadas em rota de colisão dando inicio a novas hostilidades. Esse incidente fica conhecido como o "Incidente de Larcus. A culpa do incidente é colocada em Royd e Sakata que são obrigados a desertar, porém um ano depois o Coronel Olson da OCU procura Royd para fazer parte da sua unidade mercenária conhecida como "Canyon Crows" e diz ter informações sobre Karen a noiva de Royd que ele acreditou estar morta.

Se você leu até aqui é porque se interessou pela parada então, ai vai o rom do game e o emulador de Snes bom jogo e cuidado com as armas de longo alcance!

Download do Jogo e Emulador: Aqui